Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Homens Pré-Históricos podem ter falado que nem Mestre Yoda.

"Muito a aprender você ainda tem."





Linguistas americanos do Instituto de Letras de Santa Fé, Novo México, EUA, em recentes estudos afirmam que o estilo gramatical Sujeito-Objeto-Verbo (SOV), popularmente conhecido como o jeito de falar de Mestre Yoda, personagem popular da saga Star Wars, pode ter sido usado pelas primeiras civilizações humanas da Terra.

O sistema linguístico atual, conhecido como SVO (Sujeiro-Verbo-Objeto), usado pela maioria das línguas ocidentais, pode ter derivado de um sistema linguístico do tipo SOV.

A partir do estudo de famílias linguísticas e suas regressões até suas origens pode-se constatar que todas elas derivam de um sistema SOV, similar ao latim, língua esta de onde surgiram os modernos idiomas italiano, espanhol, português, romeno e francês.

Assim mesmo ainda faltava descobrir sobre as línguas do tipo VSO (Verbo-Sujeito-Objeto) e as VOS (Verbo-Objeto-Sujeito), então a descoberta dos cientistas faz sentido nesse ponto ao constatarem que elas também derivam de um sistema SVO, como o francês. As SVO derivam todas de uma estrutura SOV, como o latim. Concluindo-se que o modo de falar do Mestre Jedi Yoda era a forma em que os primeiros humanos se comunicavam entre si.



Outra constatação foram que os cientistas perceberam que o estilo gramatical SOV é mais fácil e simples em se tratando de aprendizado, como observado no modo de falar das criança, assim sendo esse sistema possivelmente seria o modo de falar de qualquer ser humano caso nunca tivesse sido alfabetizado.

Fonte: hypescience.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário