Páginas

domingo, 6 de novembro de 2011

STAR WARS se inspirou nele!!! - PLANETA PROIBIDO

Olá a todos.

Começamos aqui com mais uma atração do site do CONSELHO JEDI PARANÁ, a coluna "STAR WARS se inspirou nele".

Aqui vocês verão um artigo que mostrará filmes, livros e lendas que ajudaram na inspiração ou na criação de elementos usados na saga de George Lucas.

E nada melhor do que começarmos com o filme PLANETA PROIBIDO.




Lançado originalmente em 1956, Planeta Proibido (Forbidden Planet no original) foi dirigido por Fred M. Wilcox, com roteiro adaptado de Cyril Hume (O Preço de Um Resgate, 1996), texto original de Irving Block e Allen Adler, e estrelado por Walter Pidgeon (Dr. Edward Morbius), Anne Francis (Altaira 'Alta' Morbius), Leslie Nielsen (Comandante J. J. Adams), Warren Stevens (Tenente 'Doc' Ostrow M.D.) e grande elenco. A produção ficou a cargo da MGM (Metro Goldwyn Mayer).

Baseado no drama A Tempestade, de William Shakespeare, o filme narra a chegada do cruzador C-57D ao planeta Altair IV, a serviço dos “Planetas Unidos”, com o objetivo de resgatar um grupo de cientistas colonizadores que lá haviam aterrissado vinte anos antes com a nave espacial Belerofonte, e que nunca haviam dado notícias à Terra. São então estranhamente recebidos com insatisfação pelo Dr. Edward Morbius (Walter Pidgeon) e sua filha Alta (Anne Francis), os únicos seres humanos ainda vivos, e que eram auxiliados pelo fantástico robô Robby.

O Dr. Morbius informa então ao Comandante da expedição terráquea, J. J. Adams (Leslie Nielsen), que os outros exploradores da Belerofonte haviam morrido tragicamente devido a uma força invisível e misteriosa, e que somente ele e sua filha eram imunes a essa força. Com a inexplicável insistência do Dr. Morbius em não deixar o planeta e requerer a retirada da expedição recém-chegada, além da morte súbita e violenta de um dos oficiais com causas desconhecidas, o Comandante Adams decide ficar e investigar melhor o planeta proibido.

 Esquerda: Morbius utiliza tecnologia Krell para projetar um holograma de sua filha Altaira. Direita: R2-D2 projeta um holograma da princesa Leia.

Ele então descobre os segredos de uma antiga e altamente desenvolvida civilização, os Krell, que vivia em Altair IV num passado muito longínquo. Essa raça conseguiu desenvolver um incomensurável poder mental que eliminou a fome, dor, medos e guerras, mas que inevitavelmente os levou também à extinção. Com o desejo do Dr. Morbius em permanecer no planeta estudando a incrível tecnologia Krell, ele torna-se inconscientemente o responsável pelo surgimento do “Monstro do Id”, uma força invisível e destruidora que é uma projeção dos medos e sentimentos negativos do cientista, que se manifestam numa parte desconhecida do subconsciente de sua mente. Essa força terrível foi à causadora das mortes de seus companheiros anos antes e agora é a fonte ameaçadora dos novos visitantes.

 Topo: Estação gerador Theed, de Episódio I - A Ameaça Fantasma. Acima: Cidade Krell, de Planeta Proibido. Observe as longas passarelas, oca plataformas circulares, abismos sem fundo e os pilares de energia.

Claro que o desfecho dessa história não irei revelar aqui, para que os leitores busquem esse fantástico filme que ajudou muito no surgimento do universo SCI-FI atual.

 Trailer de "Forbidden Planet", percebam os letreiros iniciais que lembram o tradicional inicio dos fimes de STAR WARS.

Uma grande curiosidade é ver um jovem Leslie Nielsen interpretando um papel que não estávamos acostumados a ver, a um personagem dramático e sem o humor das comédias habituais desse ator.

 Cartaz de "Forbidden Planet", com destaque a Leslie Nielsen e Anne Francis a frente e ao fundo o robo Robby.

Infelizmente o filme nunca foi lançado em DVD ou Blu-Ray no Brasil, restando somente algumas cópias VHS espalhadas por locadoras e estante de colecionadores, ou de reprises na TV aberta durante as madrugadas.

Fonte: moongadget.com, intermatica.org

3 comentários:

  1. Quem reconheceu a cena da porta derretendo do Episódio I lá no trailer???

    ResponderExcluir
  2. Jovem!!???? O Leslie Nielsen já era velho naquela época!!! Ele deve estar com a idade do Yoda já, uns 800 anos.

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de falar, ele já faleceu - esse ano!!!

    ResponderExcluir