Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Star Wars, Battlestar galactica, Star Trek, o que elas possuem em comum?

 Isso mesmo, o que estas grandes franquias, e muitas outras cineséries e TV shows possuem em comum?
Pelo menos um grande nome, Ralph McQuarrie.
Este senhor, nascido em junho de 1929, nos idos dos anos 60 foi ilustrador técnico da Boing e desenhou material de divulgação do programa Apollo para a CBS.
Foi mais ou menos nesta época, que um diretor precisando de alguém para transpor para o papel, um mundo que estava guardado em sua mente o convidou para trabalhar, este diretor era George Lucas.
As artes conceituais que Lucas levou para os executivos da FOX afim de convencê-los a comprar suas ideias foram desenhadas por McQuarrie.
O seu trabalho está presente em toda trilogia original de Star Wars, e não só nos traços e tintas, Ralph representou o papel de um general em O Império Contra Ataca, o personagem possuía o singular nome de General McQuarrie, infelizmente esta participação não aparece nos créditos do filme, mas uma action figure foi produzida, é claro.

General McQuarrie
Quando iniciaram-se os preparativos para a nova trilogia de Star Wars, Rick McCallum convidou McQuarrie para voltar às artes conceituais da saga, mas ele declinou da proposta, e então Doug Chiang assumiu a função.
Outras grandes cineséries tiveram o prazer de contar com a refinada arte deste memorável artista, Star Trek e De Volta para o Futuro também levam a marca do Sr. McQuarrie em suas artes conceituais.
Em Star Trek seu trabalho foi visto não só no cinema mas também no seriado de TV.

E falando em televisão, McQuarrie um pouco antes do início dos trabalhos para O Império Contra Ataca, foi convidado por Glen A. Larson para se juntar a equipe de seu novo seriado, Battlestar Galáctica, que já contava com Joe Johnston e John Dykstra, colegas de Ralph em Star Wars.
Uma curiosidade, comenta-se que Mark Hamill fora sondado para interpretar o papel do Comandante Adama na série mas recusou o convite.
Outra grande série de sucesso de Larson contou com o trabalho de McQuarrie, Buck Rogers, série que narrava as aventuras de um astronauta americano que é congelado durante uma missão e acorda no século 25.
Estas séries são mais intimamente ligadas do que apenas contar com Larson no comando, a arte conceitual para os caças humanos da série Buck Rogers eram originalmente para os Vipers Coloniais de Battlestar Galáctica.
A arte conceitual para o Viper acima à esquerda, o Thunderfighter da série Buck Rogers à direita e o Viper utilizado em BSG abaixo.
A arte de Ralph McQuarrie está intimamente ligada à Ficção Científica, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Caçadores da Arca Perdida, Vingador do Futuro, entre tantos outros, contaram com o magnífico trabalho do artista, e não podemos deixar de lembrar seu trabalho em Cocoon pelo qual ele recebeu o Oscar.
Acesse o site oficial do artista clicando neste link, lá existem galerias com seu trabalho e diversas entrevistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário